A região do Jalapão, localizada no cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, abrange vários municípios e diferentes unidades de conservação, incluindo o Parque Estadual do Jalapão.
Cobrindo uma área total de 34 mil km², o Jalapão é considerado um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente do Brasil.
Embora o nome ainda não seja familiar aos viajantes brasileiros, gradualmente, os entusiastas do ecoturismo estão começando a descobrir este destino surpreendente no Brasil.
Leia também : Descobrindo Os Tesouros Gastronômicos De João Pessoa
Conheça as 4 principais atrações e pontos turísticos do Jalapão
1. Dunas do Jalapão
À medida que o sol se põe, um brilho dourado envolve as Dunas do Jalapão, dando uma nova ressonância à areia e realçando a beleza do local.
Em meio ao cerrado, essas características únicas ajudaram a dar fama ao Parque Estadual do Jalapão. A cada noite, o espetáculo reforça que a beleza local é verdadeiramente inesgotável.
As Dunas do Jalapão são visita obrigatória para os viajantes da região. Formado pela erosão das rochas areníticas que conformam a Serra do Espírito Santo, o complexo dunar é resultado da ação do vento e de uma combinação perfeita de fatores, com a areia depositada consistentemente no mesmo local, dando origem à única formação dunar do cerrado brasileiro.
O cenário é paradisíaco e rende fotos espetaculares. Certifique-se de trazer uma câmera! O melhor horário para visitar as Dunas do Jalapão é no final da tarde, quando a cor da areia é intensificada pelo pôr do sol.
2. A Lagoa do Japonês
A Lagoa do Japonês é um verdadeiro oásis que brota no meio do cerrado tocantinense.
Suas águas cristalinas, em um tom azul indescritível, são um convite para contemplar a natureza em um mergulho refrescante.
Peixes, cágados, corais, tirolesa e uma gruta deslumbrante, fazem parte dessa experiência inesquecível de ecoturismo.
Entre os destinos mais visitados do Tocantins, a Lagoa, que já foi cenário de filme e novela, fica próxima à cidade de Pindorama do Tocantins, marcando presença na rota turística tanto do Jalapão quanto das Serras Gerais.
Sua estrutura conta com restaurante, com opções de carne, peixes e pratos veganos, bar, banheiros novos e área de camping, para quem deseja uma estadia além do day use. Por favor, escreva em inglês.
3. Pedra Furada
O pôr do sol na Pedra Furada rivaliza com a beleza do pôr do sol nas Dunas do Jalapão. Esculpidos na rocha arenítica em meio ao cerrado, os buracos proporcionam cenários espetaculares para admirar o crepúsculo e, claro, tirar muitas fotos! É o local perfeito para aquele retrato inesquecível do Jalapão.
Do alto da Pedra Furada é possível contemplar a imensidão da região e presenciar o pôr do sol até ao último momento. Embora seja um local de fácil acesso durante todo o dia, a Pedra Furada brilha verdadeiramente ao pôr do sol.
O acesso à Pedra Furada é simples, com carros chegando perto da entrada. Uma trilha curta de cinco minutos permite chegar ao buraco principal com o mínimo esforço. Porém, é necessário um pouco mais de esforço para subir mais alto, onde se pode presenciar o pôr do sol e encontrar os buracos menores.
4. Prainha do Rio Novo
Considerado um dos maiores rios de água doce do mundo, o Rio Novo é um dos principais pontos do Jalapão para banho.
Apesar de existirem dezenas de pequenas praias ao longo do curso do rio, uma praia específica atrai a atenção dos turistas. E por um bom motivo! A Prainha do Rio Novo, localizada a poucos metros da Cachoeira da Velha, possui uma longa faixa de areia branca, águas calmas e muita sombra para quem busca relaxar.
A Prainha do Rio Novo está incluída em quase todos os roteiros das agências que visitam o Jalapão, justamente pela proximidade com a Cachoeira da Velha.
conclusão
Concluindo, as atrações do Jalapão oferecem uma mistura cativante de maravilhas naturais e experiências culturais, tornando-o um destino obrigatório para viajantes em busca de aventura e exploração.
Das paisagens deslumbrantes das dunas e cachoeiras aos encontros imersivos com as comunidades locais, o Jalapão promete momentos e lembranças inesquecíveis.
Seja caminhando por terrenos acidentados, nadando em rios cristalinos ou maravilhando-se com o pôr do sol no topo da Pedra Furada, a beleza e o fascínio do Jalapão são ilimitados.